E houve vozes, e trovões, e relâmpagos; e houve um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra, tão poderoso um terremoto, tão grande. Na Babilônia, a partir da Bíblia King James, Apocalipse 16:18

Kent P. Streaver, Ph.D., FNAS, GAA, DMV

Fonte:http://www.acmeclockworks.com/babylonian-cylinder-seal.html

A história desta descoberta começa no verão de 2002 , em um café com os amigos e admiradores depois dei uma palestra e fui bem recebido em uma universidade local. Eu estava pensando em voz alta sobre paralelos interessantes que poderiam ser traçadas entre a antiga Babilônia e do Iraque moderno, e um cavalheiro próximos a mim me incentivou a prosseguir com tal projeto. Quando eu mencionei que eu tinha colegas no Iraque, que poderia ser contado para apoio logístico, o seu encorajamento ficou entusiasmado, e passamos o resto da noite discutindo a criação de tal expedição. Ele estava especialmente interessado na minha capacidade de viajar discretamente em áreas normalmente não visitados por turistas ou estudiosos. Foi um encontro fortuito – Eu tive a experiência e habilidade, e ele estava à procura de projetos merecedores para financiar através da organização que ele representava, a Fundação Habillurton. A Fundação estava ansiosa para iniciar o nosso projeto, e com o seu apoio generoso eu fui capaz de organizar a minha expedição em tempo recorde, chegando em Bagdá no inverno.
 A imagem deste selo revelou o segredo que levou para a renovação e busca do palácio de verão, um segredo de métodos antigos de destruição que, quando fora de controle pode ser usado para destruir não apenas a única cidade da Babilônia, mas nações inteiras.
Eu imediatamente entrei em contato com um colega que não só poderia navegar pelos caminhos difíceis de apoio do governo para o meu trabalho no Iraque, mas também verificar a idade de artefatos que gostaria de descobrir. Contratei os serviços de Dr. Jemyel Sedyeqh, do Serviço de carbono, e passamos naquela primeira noite discutir os objetivos da minha expedição. Dra. Sedyeqh foi extremamente qualificada e experiente, com conexões em lugares mais altos.. Ela contou que um de seus clientes estáveis foi um alto funcionário que possuía uma grande coleção privada de artefatos da Mesopotâmia que nunca tinham sido colocados à disposição da comunidade acadêmica. Ela estava intimamente familiarizado com a coleção, e ficou tão cativada pelo meu projeto que ela se ofereceu para me dar um tour privado como ponto de partida para o nosso trabalho. Verificando sua programação, ela me avisou que ela poderia me trazer lá em dois dias, portanto. Passamos os próximos dois dias desenvolvimento da nossa relação de trabalho e explorando como poderíamos melhor otimizar o tempo disponível e recursos que eu tinha para esta expedição.
O dia da minha visita chegou, Dra. Sedyeqh me disse que ela iria encontrar lá numa base regular com seu cliente para discutir como os artefatos representavam atividades reais da vida nos tempos antigos, e as semelhanças e diferenças entre as técnicas antigas e modernas. Ela passou a se relacionar, que muitas vezes é útil para agir fora cenas retratadas para uma melhor compreensão da vida nos tempos antigos. Oferecendo para me mostrar peça favorita do seu cliente, o Dra. Sedyeqh removido um pequeno objeto a partir de um caso e entregá-lo para mim, explicando que era do reino de Nabucodonosor II, por volta de 600 aC. Naquele momento, ouvimos o som de uma porta se abrindo distante, e eu vi um olhar de pânico no rosto de Dra. Sedyeqh.

Eu não entendia o por que estava tão infeliz com a situação, mas talvez Dra Sedyech tinha esquecido de fazer todas as notificações adequadas para a nossa visita.Cautelosamente inspecionando a sala de fora, ela rapidamente me trouxe de volta do jeito que veio, para o carro, e de volta para os meus aposentos.

Quando chegamos em meu quarto, eu percebi que eu ainda segurava o objeto que o Dra. Sedyeqh tinha me dado na galeria, e pedi-lhe para me dizer sobre isso. O olhar de pânico que quase tinha deixado seu rosto foi substituído por um de terror abjeto. Ela me disse que a nossa remoção acidental da peça seria considerado roubo e um ato de espionagem, e que sua posse conhecida das chaves implicaria ela. Ela aconselhou-me que ela estava deixando a cidade imediatamente, e que eu deveria fazer o mesmo se eu valorizava minha vida. Como ela estava correndo para fora da porta, eu parei ela para perguntar o que era tão importante sobre o objeto, o que eu vi ser um selo cilíndrico decorativo. Sua resposta apressado e subterrâneo era que ela pensou que seu cliente simplesmente gostava de discutir a cena retratada mais do que outros selos semelhantes na coleção. Em seguida, uma memória veio com ela sobre algo que seu cliente tinha mencionado de passagem – que este selo foi o motivo que escavação e reconstrução das antigas ruínas do palácio de verão havia sido iniciada uma série de anos atrás. Com essas últimas palavras, ela se foi.

Não querendo causar mais problemas para o Dra. Sedyeqh, deixei Bagdá no próximo vôo para fora, sem incidentes, mantendo o selo do cilindro para protegê-lo contra qualquer acidente até que eu era capaz de devolvê-lo com segurança para a galeria onde justamente pertencia.
O selo do cilindro
Chegando de volta em meus estúdios em Nova York, eu imediatamente comecei um estudo da vedação do cilindro. O talhe doce foi esculpida em um cilindro de ouro, tampado em uma extremidade pelo lápis-lazúli polido , e, por outro, por um selo plana esculpida em ouro com o símbolo de Ishtar, uma estrela de oito pontas.
figura 1
A vedação do cilindro, que mostra Ishtar no cilindro.
Figura 2
O selo, que mostra uma estrela de oito pontas, símbolo de Ishtar, na base.
A cena descreve Ishtar, deusa do amor e da guerra, com as armas de guerra detidos em uma atitude pacífica (arco invertido) e com suas vestes abertas para expor seu corpo. Esta é a deusa do amor. Um sacerdote e sacerdotisa estão se curvando diante de sua deusa. A frutífera árvore serve como pano de fundo para esta cena calma de Ishtar e seus adoradores
imprint argila do selo do cilindro.
Figura 3b
imprint argila do selo do cilindro, sacerdote e sacerdotisa curvando-se diante da deusa Ishtar, altura selo real ~ 27 milímetros.
Voltando a pensar últimos comentários do Dra. Sedyeqh sobre o selo, e seu pensamento que ele tinha algo a ver com a restauração da Babilónia Summer Palace, eu estava confuso – o que Ishtar e os seus sacerdotes têm a ver com o Palácio de Verão? examinando cuidadosamente as tampas, determinei para remover um para ver se talvez houvesse uma pista interior. Nem a tampa poderia facilmente ser erguida de distância do cilindro, eu tentei torcer os lapis lazuli tampa em um esforço para libertar o seu apego ao cilindro, sem sucesso. Eu tentei o outro lado, e sentiu o menor movimento. Depois de uma cuidadosa limpeza em torno da costura, eu tentei novamente para girar a tampa. Após resistência inicial, para meu espanto a ligeira rotação da vedação plana accionado um mecanismo de mola antigo que permitiu que os lapis lazuli tampa para mover para cima e girar de lado para revelar um compartimento dentro da vedação
Figura 4
Um segredo revelado, um selo escondido dentro de um selo.
Olhei para dentro da abertura para ver um objeto dentro. Eu cuidadosamente removi o que foi revelado para ser mais um selo do cilindro de talha dourada, tampado em ambas as extremidades com pedra.
Figura 5
Foi, obviamente, esculpido pelo mesmo artesão que esculpiu o selo exterior, como descrito um bosque das mesmas árvores frutíferas. Estas árvores não eram pano de fundo para uma outra cena religiosa, mas a incisão cuidadosamente texto cuneiforme. Senti segredos importantes estavam prestes a ser revelado. Felizmente, eu sou fluente em escrita cuneiforme, e imediatamente comecei o processo de traduzir o texto.

Figura 6a

Figura 6b
imprint argila do selo cilindro interno, árvores com texto, real altura selo ~ 16 milímetros.
Com a montagem animado, como o significado da escrita cuneiforme ficou claro, entendi a conexão para o Palácio de Verão! Estas foram as direções! O texto lê:
sha DINGIR.AG-NIG2.DU-URU3 /
Lugal KA2.DINGIR.RA /
E2.GAL BURU14 /
sha-pal IM.SHU.RIN
O  significado é:
De Nabucodonosor /
Rei de Babilônia /
Palácio de Verão /
por baixo da fornalha
O que estava escondido debaixo do forno no palácio de verão? Não houve qualquer indicação dentro das imagens do selo. Mas, o primeiro selo escondido um segredo dentro, por que não este! Mãos trêmulas de emoção, eu cuidadosamente tentou remover uma das tampas de terminação de pedra, e com alguma resistência a tampa desistiu de sua influência sobre o segredo do selo. Dentro havia ainda uma outra, menor cilindro selo ouro, tapado no que parecia ser de ébano e ouro

Figura 7

 

 Íntimo selo cilíndrico.
A imagem deste selo revelou o segredo que levou para a renovação e busca do palácio de verão, um segredo de métodos antigos de destruição que, quando fora de controle pode ser usado para destruir não apenas a única cidade da Babilônia, mas nações inteiras. 

Figura 8a

Figura 8b

Argila impressão do selo mais interna, o Rei Nabucodonosor II com arma de destruição impressionante, altura selo real ~ 14 milímetros.
Eu entendi. As implicações do que eu estava vendo eram de longo alcance, e eu sabia que eu tinha que fazer. Neste dia triste em Março de 2003 chamei meu patrocinador da Fundação, expliquei o que tinha descoberto, e perguntei se ele tinha alguma forma de trazer esta informação para poderes responsáveis no governo. O resto é história. O mundo é agora um lugar mais seguro, graças a um governo que poderia responder rapidamente e, certamente, quando apresentei evidências de uma terrível ameaça, e graças à ciência da arqueologia.
Notas ao texto
[1] A Fundação Habillurton foi criada para explorar a tecnologia, sócio-economia e história dos países em conflito, e como esses países impactar o resto da humanidade. Seus representantes sem medo viajar pelo mundo em sua busca da verdade, da justiça e da maneira americana.[2] A datação por carbono utiliza o princípio de decaimento exponencial de isótopos de radiocarbono para determinar a idade de um objeto.

[3] Nabucodonosor II, c 634-562 aC, libertou Babylon da Assíria e expandiu o seu reino, e criou essas maravilhas tecnológicas como os Jardins Suspensos da Babilônia e do portão Ishtar

[4] Em seu livro “Near Eastern Seals”, University of California Press, Dominique Collon explica que os selos foram usadas para autenticar documentos administrativos iniciais de muitos tipos, quer por carimbar um selo simples ou rolando um selo do cilindro por uma área de argila mole, e selos cilíndricos “eram mais adequados para vedar grandes áreas de comprimidos ou seus envelopes de barro, e nas grandes vedações de argila de frascos, recipientes, e as portas … em algumas áreas, um selo de compromisso foi desenvolvida, que foi em forma de cilindro, mas também teve um desenho esculpido na sua base, de modo que ele pode ser usado como um selo. ”

[5] Lewis, Paul, “Babylon Journal; Instruções do Rei antigo para o Iraque: Fix My Palace “, New York Times, 19 de abril de 1989 Neste artigo, o Sr. Lewis descreve como” presidente Saddam Hussein, governante forte armada do Iraque, não poupa esforços para obedecer a esse comando distante “da O rei Nabucodonosor para “reparar e reconstruir seus templos e palácios.”

[6] Em seu livro “Cilindro Seals da Ásia Ocidental”, Batchworth Press, DJWiseman explica que embora a maioria dos selos cilíndricos do período eram feitas de pedra, “metal estava em uso no Iraque antiga ao longo do período em que foram feitos estes selos. ”

[7] Com agradecimentos para a ajuda de Gary Beckman, Professor de hititas e mesopotâmicos Studies, University of Michigan.

[8] David E. Sanger com John F. Burns, “A Casa Branca: Ordens de Bush Início da guerra no Iraque”, New York Times, 20 de março de 2003 Neste artigo, o Sr. Sanger escreve: “Parecia que a guerra começou mais cedo do que a Casa Branca e altos funcionários do Pentágono tinha a intenção … Bush decidiu agir sobre a inteligência fresco … ”

 

fotografia
